quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Transcendendo...

Deus,
O simplismo com que a grande massa se refere a você me inibe. Parece tão fácil. Simples. Conhecem-te totalmente. Sabem quais são tuas vontades, teus desígnios, teus quereres. Afirmam que você permitiu algumas tragédias e, apesar de discordarem do motivo pelo qual tu, Todo-poderoso, se deliciou em tamanha crueza, isso me deprecia, me rebaixa e me inferioriza.
Afinal, por qual motivo estaria eu tão longe de tal intimidade e conhecimento? Por quais razões não consigo entender a dinâmica dos estados das coisas, dos acontecimentos, das contingências? Onde estive que não poderia estar para perder tal dom? Em qual braço da cruz minha pedra caiu?
Deus,
Apesar de todas as questões, gosto de imaginá-lo.

Imagino-te do meu jeito. Como eu, deves ser quieto, calmo. Deves chorar por dentro para não incomodar aos anjos a fim de nunca entristecê-los e o clima do lugar onde habitas, ao qual nós chamamos céu, não se definhe em notas de baixa músicalidade apenas por um momento de tristeza teu. As festas, os sonidos, os alaridos alegres devem permanecer a qualquer custo, pois as alegrias de outros estão implícitas no bom governo que fazes.
Imagino-te observador.
Sim, creio que você não fica com as mãos gesticulando o tempo inteiro tal qual velho italiano em estado de desespero com os netos. Creio que confia em sua criação excluindo-se daí o ser humano que é tua maior dialética: erro e acerto. Sei que você sabe que pode confiar na dinâmica da natureza que funciona muito bem, fator digno de elogios, eu diria. Nenhum dia até agora falhou em seu nascer. mesmo quando as águas parecem ralas e raras, as plantas e os animais conseguem criar meios de sobreviverem em meio às maiores adversidades, como que por encanto.
Penso que de onde você está, apenas contempla tudo isso.
Por isso não consigo crê-lo como um agente determinador, mas sim construtor e isso em parcerias. O que me entristece é que não consigo vê-lo tão perto para pedir tua parceria com toda a fé, mas deixo esta carta aqui para que, quem sabe, um dia em nossa mútua quietude não nos conheçamos melhor, aprofundemos laços e cresçamos a amizade. Creio que nos será por demais valorosa.
Obrigado

Nenhum comentário: